São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nomes de bairros contradizem a realidade

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do nome, o bairro Alto de Pinheiros é cerca de 70 metros mais baixo do que Pinheiros. A prefeitura cadastra 11 pontos de enchentes na Água Rasa e dois na Água Funda. Desde os anos 40 não se vê perdizes em Perdizes.
Estas são algumas das "contradições geográficas" ou nomes que perderam o sentido na cidade. Em São Paulo, aparências e nomes –de ruas e bairros– enganam.
Também o bairro Luz (Centro) contradiz seu nome. A iluminação em algumas ruas é péssima.
"Só tem mesmo luz no nome", ironiza o eletricista João Carlos Souza Santos, 37.
Morador em Santo André (ABCD), de segunda a sexta-feira ele é obrigado a passar por locais mal iluminados, como a rua Mauá.
Na verdade, o nome Luz se deve à construção da capela Nossa Senhora da Luz, que depois se tornou um convento e, mais tarde, se transformou no Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Mas há outros exemplos. A rua do Paraíso, em bairro homônimo, é considerada um verdadeiro "inferno" para muitos de seus moradores (leia texto ao lado).
Motivos históricos
A historiadora Maria Candelária Moraes, 42, do Departamento de Patrimônio Histórico Municipal, cita como exemplo a rua Boa Vista –onde existe uma concentração de bancos e arranha-céus.
"Durante a formação da cidade (em meados do século 16), aquele era considerado um ponto estratégico. O local tinha uma vista muito boa" –ao contrário de hoje.
Outro exemplo de local cujo nome perdeu o significado diante do crescimento urbano é a Ladeira Porto Geral, próxima á Boa Vista.
"No começo, o local era realmente um grande porto. Por perto passava o rio Tamanduateí (onde hoje é a rua 25 de março)", diz Maria Candelária.
Há também nomes originais que teriam sido alterados, segundo alguns historiadores, como Morumbi. Morumbi era o nome da antiga fazenda Morumbi.
O nome da fazenda teria surgido por causa de uma espécie de abelhas que viveu naquela região há três séculos: as abelhas Marumbi.

Texto Anterior: É preciso pensar muito para tomar partido
Próximo Texto: Dono de escola diz que rua do Paraíso é `um inferno'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.