São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negocie a troca antes do real

Quem emitiu cheque pré-datado com vencimento após 1º de julho, data de implantação do real, pode ter prejuízo se prevalecer uma regra para cálculo divulgada na semana passada pelo Banco Central.
A melhor medida, neste caso, é o consumidor tentar negociar um desconto com o comerciante e fazer a troca do cheque, de preferência antes que a nova moeda entre em vigor.
Isto porque o BC pretende estabelecer uma mesma relação entre o cruzeiro real e o real, sem levar em conta a data de vencimento do cheque –suponha, apenas como exemplo, que dois cruzeiros reais equivaleriam a um real.
Ocorre que as taxas de juros embutidas nos cheques pré-datados consideram a inflação do período que vai desde a data da compra até aquela fixada para o depósito. Assim, o acréscimo no preço à vista varia dependendo do prazo.
Para o Banco Central, no entanto, o cheque pré-datado não tem validade legal. Por isso, não pretende interferir nas negociações, deixando que os consumidores e os comerciantes façam acordos.

Texto Anterior: Commodities é mais indicado
Próximo Texto: Procon quer cálculo pela média
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.