São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procon quer cálculo pela média

O governo ainda não definiu a forma de cálculo para conversão dos contratos de aluguéis residenciais para URV (Unidade Real de Valor), assinados antes de 15 de março passado.
A fórmula defendida pelo Procon, órgão de defesa do consumidor, é que se utilize a média dos aluguéis pagos nos seis meses anteriores ao último reajuste. Seria usado o valor da URV no dia do efetivo pagamento.
A proposta do governo paulista foi entregue ao ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, na última quarta-feira.
Para o Procon, essa forma mantém o valor médio pago pelo inquilino, não comprometendo seus rendimentos como assalariado.
Já o proprietário seria prejudicado porque o valor do aluguel fica sem reajuste por seis meses, o que achata bastante seu valor real.
A proposta que mais favorece os donos dos imóveis é a conversão pelo pico: a divisão do valor recém-reajustado pela URV do primeiro dia do mês de competência.
Num acordo, o ideal é negociar um valor intermediário.

Texto Anterior: Negocie a troca antes do real
Próximo Texto: Garantir seu carro está custando o dobro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.