São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor gera empregos indiretos

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A ampliação da rede hoteleira no Brasil deverá ser alavancada pelo crescimento da indústria de viagens e turismo.
O Brasil recebe 1,65 milhão de turistas estrangeiros por ano. A Câmara Setorial, entretanto, espera que até 95 o número de visitantes aumente em um milhão.
Para atender todo esse contingente de turistas, será necessário criar mais 450 mil novos empregos diretos e indiretos até 95.
Isso envolve desde hotéis, companhias aéreas e agências de viagens até empresas de construção civil, fornecedoras de móveis, alimentos, produtos de limpeza etc.
"O turismo causa impacto em outros 50 setores da economia e por isso é um grande estimulador da criação de empregos", afirma Caio Luiz de Carvalho, 43, titular da Secretária Nacional de Turismo e Serviços.
Atualmente, esse setor emprega –direta e indiretamente– 5,8 milhões de brasileiros. Um em cada 11 trabalhadores exerce alguma atividade ligada ao turismo.
Segundo Carvalho, as remunerações praticadas no setor estão, em média, 6,1% acima do salário médio no Brasil. Considerando a América Latina, não chega a 42% dos salários médios.
(DCM)

Texto Anterior: Empresas recrutam trainees
Próximo Texto: O MAPA DAS OPORTUNIDADES EM HOTELARIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.