São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computadores `atacam' olhos e músculos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cada vez mais pessoas procuram os médicos com queixas de saúde após a informatização de seus locais de trabalho.
As principais queixas referem-se aos olhos, mãos, braços, ombros, pescoço e costas.
Desconforto generalizado e até dores crônicas aparecem em quem trabalha mais de quatro horas seguidas na frente do computador.
No entanto, a maior parte dos problemas poderia ser evitada com a escolha de equipamento e mobiliário adequados e com a reorganização da rotina de trabalho.
Olhos
Os olhos são vítimas frequentes das telas do computador. Os trabalhos que exigem atenção visual intensa e prolongada podem desencadear mais facilmente sintomas.
Os principais atingidos são os digitadores. Tarefas como consultas a banco de dados e elaboração de textos são menos repetitivas e menos nocivas.
Os principais sintomas são sensação de peso no globo ocular, irritação, lacrimejamento, visão "borrada" e presença de manchas e pontos no campo visual.
Dor de cabeça, tonturas e vertigens também podem aparecer. Um dos responsáveis é a má qualidade das imagens, com caracteres pouco definidos ou em movimento.
Iluminação imprópria do ambiente e falta de pausas durante a jornada de trabalho também agravam os problemas relacionados aos olhos.
Aconselha-se um intervalo de dez minutos –longe do posto do computador– a cada 50 minutos de atividade.
Postura
Operadores de computador têm problemas musculares (dores, tensão e cãibras) com frequência. A postura correta (veja quadro) em mesas e cadeiras mais ergonômicas pode atenuar os problemas.
Lesões por esforços repetidos aparecem em quem trabalha diariamente com teclados. A sobrecarga de esforço desgasta articulações e músculos envolvidos na atividade.

Texto Anterior: CURRÍCULO NÃO PRECISA DE FOLHA DE "CAPA"
Próximo Texto: Cuide da iluminação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.