São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
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Editora economiza e escola ganha comissão

CARMEN BARCELLOS
EDITORA ECONOMIZA E ESCOLA GANHA COMISSÃO

As editoras e as escolas estão sendo beneficiadas com o surgimento de empresas especializadas na organização de feiras de livros.
As editoras estão eliminando seus custos com as equipes próprias que mantinham para este trabalho.
"Este ano, desativamos nossa equipe e estamos passando todas as feiras para as empresas que se cadastraram conosco", diz Carlos José Ferreira, 30, promotor de vendas da editora Moderna.
Ele afirma que a editora procura criar facilidades para quem deseja ingressar no negócio.
"Oferecemos descontos de até 45% na primeira compra e aceitamos a devolução do material não vendido na feira", diz.
A editora Melhoramentos também não tem equipe própria. "Seria impossível manter uma equipe que atendesse a doze feiras por semana", diz Shirley Christianini, 29, coordenadora administrativa.
Ela calcula que o volume de feiras aumentou 40% no último ano. A Melhoramentos também consigna os livros, ou seja, recebe de volta o material não vendido sem qualquer prejuízo para os organizadores das feiras.
As escolas não gastam nada com a realização das feiras e, em geral, ganham 10% do valor total das vendas realizadas.
Outro benefício é o incentivo à leitura, segundo Sandra Merino, 46, bibliotecária da escola Magno, uma das maiores de São Paulo, com 3.000 alunos.
Ela afirma que a frequência à biblioteca aumenta 50% durante o período de feira.
Os promotores de feiras também programam atividades paralelas para despertar o interesse dos estudantes pelos livros, como a "hora do conto", oficinas de arte, peças teatrais e debates com escritores.
Nesses casos, a empresa apenas intermedia a contratação dos profissionais. Os custos são por conta da escola.
(CB)

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