São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela obriga SBT a malabarismos

ANNETTE SCHWARTSMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Como se faz um programa cujo horário é determinado pela emissora rival?
Este malabarismo tem sido a tônica dos telejornais do SBT desde o dia 9, quando "Éramos Seis" estreou. A novela é exibida em dois horários estabelecidos pela Globo: após "A Viagem" e "Fera Ferida".
A ginástica começa no "TJ Brasil", que é interrompido assim que termina, na Globo, a novela "A Viagem". A tática de deixar reportagens curtas para o final do telejornal, de forma a facilitar a interrupção, nem sempre dá certo.
No último dia 12, o telejornal terminou quando exibia a abertura de uma reportagem. Para o âncora Boris Casoy, isto é "desrespeito ao telespectador" (leia abaixo as opiniões dos atingidos pela operação).
Também vive em função dos horários da Globo o "Aqui Agora - 2.ª edição". Ele enfrenta "Fera Ferida", cujo final fixa o início da segunda exibição de "Éramos Seis". Como a Globo têm esticado a novela até 22h, o "AA" tem que ter material para durar até 15 minutos além do normal.
O "Jornal do SBT" vive uma situação ainda mais complicada. As segundas, não ultrapassa 15 minutos de duração: entra depois da "Hebe" e sai para dar lugar ao "Jô Onze e Meia", às 23h30. Nos outros dias, chega a ter 60 minutos.
Problemas à parte, há consenso entre os funcionários: "A estratégia é válida. A empresa tem uma posição guerrilheira para enfrentar a Globo", diz Dácio Nitrini, diretor do "TJ Brasil".
As audiências mudaram, na nova grade. Perderam o "Aqui Agora" e o "Programa Livre" –agora às 17h. O primeiro chegou a registrar picos de 30 pontos, quando enfrentava "Mapa da Mina"; agora tem tido nove pontos médios. "Programa Livre" chegava a sete pontos no horário antigo; agora não passa de cinco. O "TJ Brasil" se manteve estável, com médias de 11.
Os programas favorecido pelas mudanças são o "Jornal do SBT", que manteve sua audiência em torno de oito pontos médios; "Jô", que subiu sua média de cinco para sete pontos; e "Perfil", que pulou de dois para três pontos de média, no horário de 0h30.
A compensação é a audiência de "Éramos Seis", que gira em torno de 11 pontos nos dois horários –índice considerado satisfatório pela casa.

Texto Anterior: Sucesso não dá descanso a Selton Mello
Próximo Texto: "Memorial" esquenta briga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.