São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Acessórios aumentam segurança

DA REDAÇÃO

As lojas de acessórios têm registrado um crescimento na procura de equipamentos de instalação simples, que aumentam a segurança dos ocupantes de automóveis.
Vários carros ainda são vendidos sem componentes como brake light (terceira luz de freio elevada), espelho retrovisor do lado direito, cinto de segurança de três pontos, entre outros.
A relação inclui outros dispositivos, como sistema de freios ABS até cadeirinhas de bebê, indispensáveis para crianças até cinco anos.
"Há muita gente interessada em acessórios de segurança", afirma Luiz Roberto Torres, 29, encarregado de vendas da Caraigá (VW).
Segundo ele, 40% dos carros que saem da revenda instalam o brake light. Pesquisa norte-americana indica que o equipamento reduz em até 53% o risco de uma colisão traseira.
"Depois do acidente que matou o piloto Ayrton Senna, a procura pelos equipamentos de segurança em carros básicos aumentou em cerca de 50%", conta Torres.
Mas cuidado. Especialistas desaconselham a instalação de equipamentos que alterem as características originais do veículo.
"Não mexemos em alguns itens", diz Marcelo Alves, 27, supervisor da Pompéia (Chevrolet).
Segundo ele, não se deve alterar indevidamente componentes de freio, direção, suspensão e motor. "Além de ser perigoso, causa a perda da garantia."

Próximo Texto: Saiba como e quando fazer retífica no motor do carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.