São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
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Saiba como e quando fazer retífica no motor do carro

DA REPORTAGEM LOCAL

Se o seu carro apresenta alto consumo de óleo e combustível, perda de potência, superaquecimento e ruídos anormais está na hora de fazer a retífica do motor.
Antes de tudo é preciso que o motorista leve o automóvel a um mecânico de confiança para saber se realmente há necessidade da realização do recondicionamento.
O preço médio de um serviço como esse varia entre 650 URVs (Fusca 1.3) e 1.300 URVs (Monza 1.8). Modelos como Gol e Uno custam entre 800 e 900 URVs.
"A retífica é a reconstrução do motor para que ele readquira suas características originais de funcionamento", explica Luiz Carlos Boscolo, presidente da Associação Paulista de Retífica de Motores.
A reparação inclui principalmente a troca de peças internas (pistões, anéis, bronzinas, juntas e retentores) e a usinagem do virabrequim, cilindros e cabeçote.
Segundo Boscolo, todo motor pode passar por até duas retíficas, em casos de uso extremo. Em condições de utilização normal, esse número costuma chegar a quatro.
O tempo médio para a retífica de motor é entre quatro e cinco dias. Para quem tem mais pressa, existe o serviço à base de troca.
Em vez de retificar o motor do próprio carro, o veículo recebe um motor que já foi recondicionado. O preço é o mesmo, mas o tempo de serviço é menor: apenas um dia.
A garantia, dependendo da oficina, varia de seis meses a um ano.

ONDE ENCONTRAR
Boscolo Motores e Retífica - av. General Edgar Facc, 141, Piqueri, tel. (011) 876-0100; Alba Motores - r. Engenheiro Willy Fischer, 521, Butantã, tel. (011) 268-0419; Fama Retífica - r. da Independência, 1.062, Cambuci, tel. 215-8413.

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