São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula 'é lobo em pele de cordeiro', diz FHC

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, afirmou ontem que não sabe se Luiz Inácio Lula da Silva "é um lobo em pele de cordeiro ou um cordeiro em pele de lobo".
A declaração foi dada durante entrevista coletiva, em resposta a uma pergunta sobre a viagem do candidato do PT aos EUA.
Momentos antes, no discurso que fez na convenção estadual do PSDB, FHC havia afirmado que "Lula beijou os pés dos banqueiros internacionais" nos EUA.
Na entrevista, sem citar nominalmente Lula, FHC afirmou que há candidatos que "usam uma linguagem diferente" de acordo com o público a que se dirigem.
"Eu digo a mesma coisa quando falo com empresários, com donas-de-casa, com estudantes".
FHC voltou a negar a existência de um acordo com o senador José Sarney (PMDB-AP), mas usou uma expressão típica do ex-presidente na abertura de seu discurso.
"Brasileiros de São Paulo e brasileiras de São Paulo", disse, lembrando o clássico "brasileiros e brasileiras" de Sarney.
O candidato tucano disse que não teme críticas à aliança do PSDB com o PFL e à presença de pessoas ligadas ao ex-presidente Fernando Collor em sua chapa.
"Isso é preconceito de quem não conhece política", disse. FHC observou que as pessoas "aprendem" e citou os exemplos de Teotônio Vilela e Severo Gomes.
Ambos apoiaram o regime militar de 64 e depois trabalharam pela redemocratização do país.
O ex-deputado Pimenta da Veiga, um dos coordenadores da campanha de FHC, disse que a prioridade agora "é fazer a campanha".
Pimenta diz que os acordos políticos fundamentais em torno da candidatura de FHC já estão feitos.
Mas ele não descarta novas alianças. Pimenta observa que a retirada da candidatura de José Richa ao Senado no Paraná reabre as chances de negociação com o PP.
Richa apóia Jaime Lerner (PDT), adversário de Álvaro Dias (PP) na sucessão estadual.

Texto Anterior: Dívida das privatizadas pode diminuir 25%
Próximo Texto: 'Esse governo é uma nulidade'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.