São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção perde para time do São Paulo

de 92

MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO ESPECIAL

Se o Brasil chegar à final da Copa dos EUA, a resistência média dos jogadores será 6% inferior à da equipe do São Paulo que, em dezembro de 1992, conquistou o Mundial Interclubes.
O preparador físico Moraci Sant'Anna divulgou ontem alguns resultados dos testes físicos realizados na semana passada no Rio.
Ele só revelou médias, sem citar qualquer desempenho individual. O limiar anaeróbio foi de 14,4 km/h. Deve chegar a 15 km/h na decisão da Copa. O do São Paulo, na decisão de 92, era de 16 km/h.
Limiar anaeróbio é a velocidade máxima mantida pelo jogador usando só a energia gerada pela respiração. O teste é feito em corrida sobre esteira rolante.
"É um bom resultado", afirmou Sant'Anna. "Só não poderemos atingir o resultado do São Paulo porque no clube há muito mais tempo para preparar os jogadores."
Na quinta-feira, já nos EUA, ele retomará o plano de preparação física. Não haverá treino físico de manhã e à tarde, como em Teresópolis, mas só em um turno.
Nesta semana devem sair os resultados do teste de velocidade feito ontem. Os jogadores correram em velocidade máxima um percurso de 60 metros, divididos em marcação a cada 10 metros.
Um cinegrafista gravou o teste de todos. As imagens serão analisadas num computador que vai cronometrar a corrida a cada 10 metros.
"Assim saberemos se são necessários exercícios para a arrancada, para o desenvolvimento ou para a chegada", disse Sant'Anna. "Em muitos casos o desempenho é tão bom que não precisa evoluir."
(MM)

Texto Anterior: 'Interesses' determinam convites
Próximo Texto: Barros chega em sétimo no GP da Áustria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.