São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
O dodecálogo do sucesso
NORBERTO ODEBRECHT Os fascículos sobre qualidade total editados pela Folha sistematizaram de forma insignificante o debate sobre o futuro das empresas, nesse limiar do novo século. É preciso agora que aprofundemos esta discussão, oferecendo contribuições para a construção do empreendimento que perdurará.Com este propósito, para as organizações comprometidas com a sobrevivência, o crescimento e a perpetuidade, propomos 12 princípios, em decálogo que, levado à prática, poderá resgatar o verdadeiro espírito empresarial e, em consequência, aprumá-las no rumo certo. São eles: 1) Terás líderes autênticos - em vez de "chefes", as organizações modernas precisam de líderes, cuja autoridade não é imposta, mas legitimada pelos próprios colaboradores, que são pessoas de conhecimento. Estes líderes têm o compromisso de oferecer esclarecimento, orientação e estímulo a seus líderados. 2) Decidirás em tempo hábil - é melhor decidir errado do que nada decidir. A probabilidade de acerto será maior se o líder contar com assessores eficazes, com pessoas de linha que assumam as decisões e com um sistema de comunicação que gere informações em tempo real. 3) Criarás espaço para o desenvolvimento de lideranças - o crescimento das organizações deve estar sintonizado com o desenvolvimento de cada um de seus talentos. O crescimento real ocorre com a identificação de oportunidades para tornar efetivo o potencial dos talentos, através de maiores desafios e de promoções que não levem ao inchamento da empresa. 4) Servirás ao seu cliente - o poder de servir é o único poder legítimo na empresa. A organização só terá futuro se seus integrantes estiverem convencidos de que a hierarquia reside no cliente. Tem mais poder aquele que se encontra mais próximo e melhor serve a esse cliente. Mas o compromisso de servir deve basear-se não no paradigma do passado, que apontava como cliente de obras públicas, por exemplo, tão somente a autoridade constituída. De acordo com o paradigma de hoje e do futuro, o cliente também é o usuário do serviço público, o cidadão esclarecido que interage com a empresa diretamente ou através de instituições criadas no âmbito da sociedade civil. 5) Porás o presente a serviço do futuro - resultados de curto prazo só interessam se forem úteis para construir o futuro da organização. Os colaboradores de uma organização não devem ser aventureiros, mas pessoas que querem dar sentido às suas vidas contribuindo para a construção de algo valioso para a comunidade, ao mesmo tempo em que constroem o seu próprio porvir. 6) Planejarás lentamente e executarás rapidamente - lentidão no planejamento e rapidez na execução são duas faces de uma mesma moeda. Pessoas de conhecimento criam o tempo indispensável para planejar, para conquistar corações e mentes e, desta forma, comprometer a todos rumo ao futuro. Falta de planejamento é sinônimo de resistência a mudanças, de indisciplina e, portanto, de falta de liderança. 7) Zelarás para que tudo ocorra no tempo certo - quando se tem domínio do negócio, tudo ocorre a seu tempo, isto é, de acordo com o planejado, poupando tempo e recursos. Sombrio é o futuro de organizações que precisam de heróis ou de viradas para obter os resultados de que precisam para sua sobrevivência. 8) Enfocarás teu trabalho na contribuição, nas oportunidades e nos resultados - ninguém se omitirá dizendo "isto não é comigo". Todos devem ser solidários com o sucesso para que a organização seja um lugar agradável para se trabalhar. Para que isto ocorra, pessoas de linha devem ocupar posições na administração, da mesma forma que apoios e serviços devem ir para a linha. 9) Criarás e recriarás clientes satisfeitos - o cliente satisfeito é o propósito último da empresa. Esta será a referência para a sua reconquista e para a conquista de novos clientes. Este processo deve mobilizar todo o tempo e energias de todos os colaboradores das organizações, sem exceções. Conscientes de que nas relações com o poder público o cliente é também o cidadão, usuário do serviço prestado, cabe a cada um deles colaboradores aprender a lidar, e, mais ainda, a antecipar-se aos questionamentos de uma sociedade civil cada vez mais atuante na fiscalização do Estado e das empresas que este contrata. 10) Priorizarás de forma clara e transparente - em seus planos de ação, os líderes, através, da comunicação, buscam o alinhamento e estimulam a sinergia e a criatividade de seus liderados para negociar as prioridades nas quais todos irão se concentrar. Por meio de compra e venda de idéias, prioridades anteriormente estabelecidas são revistas e cada um se responsabilizará de maneira livre e informada, por aquelas que irá transformar em resultados, no prazo pactuado. 11) Viverás num clima de emulação permanente - nas empresas não há lugar para rivalidade ou competição. O sucesso de cada um estimulará os demais a obter êxito ainda maior em seus respectivos negócios. Dessa forma, tempo e energias serão usados de forma correta. 12) Estimularás o conhecimento para produzir riquezas - músculos cedem lugar a cérebros como principal fator de produção. Empresas que querem manter-se contemporâneas devem investir na identificação, na educação e na integração de talentos que sabem transformar neurônios em riquezas. O conhecimento é a matéria-prima mais importante para qualquer empresa A experiência acumulada ao longo de mais de 70 anos, o perpasse das crises e a conquista de novos clientes ensinaram, a nós, integrantes da Organização Odebrecht, que estas são as verdades básicas a indicar o caminho do que é correto. O mais é cortina de fumaça que pode confundir, mas nada acrescenta ao administrador comprometido com o futuro de sua organização. Texto Anterior: Exército nas ruas; Jogadores privilegiados; Plano irreal; Leite e fisiologismo; Racismo e sexismo; Teatro caro; Mandato mais curto; Telhado de vidro; Senna patriota; Vendaval em Ribeirão Próximo Texto: Ilusão e Ilusionismo Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |