São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Égua mangalarga sai por 144 mil URVs

Letéia é o animal mais caro da raça vendido no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Égua mangalarga sai por 144 mil URVs
Pecuarista e criador de cavalo. Wagner Milanello é o responsável pela compra da égua mangalarga Letéia OJC, dia 17 de maio, em São Paulo. Ele pagou 144 mil URVs pelo animal. Foi a maior cotação desembolsada por uma cavalo mangalarga no país. Com 144 mil URVs é possível comprar dois carros Mercedes Benz C-2800 Sport.
Milanello, que seleciona também gado limousin (corte) e holandês (leite)m vai pagar a fêmea em 12 parcelas mensais corrigidas pela URV (UNidade Real de Valor).
Ele comprou Letéia OJC no leilão Mangalarga da Estância, realizado no Paloace e organizado por criadores conhecidos, como Luiz Eduardo Batalha, Clodoaldo Antonângelo e Orpheu José da Costa.
Costa, que cria cavalos em São Sebastião de Gama (260 km ao norte de São Paulo), foi o vendedor de Letéia, uma das principais reprodutoras de seu pantel.
No total, o leilão conseguiu comprador para 37 animais por 514 mil URVs, com média de 13,9 mil URVs.
Nesse caso, as éguas, que aparecem prenhas (grávidas) no palco, não são comercializadas e sim a chamada "barrigada".
Wagner Milanello é bastante conhecido dos criadores de gado holandês. Durante 12 anos, foi diretor técnico da Associação Brasileira de Gado Holandês. Até hoje, ele é juiz em exposições da raça.
O Palace recebeu uma das melhores platéias de leilões de cavalos de raça na temporada de 94.
Segundo Clodoaldo Antonângelo, presidente da Associação Brasileira de Mangalarga, a boa organização do leilão e a qualidade dos cavalos garantiram seu resultado.
Antonângelo acredita ainda que a chegada da URV vêm definindo um novo perfil para o mercado de cavalos de raça.
"A média de 13,9 m8il URVs equivale a uma média de CR$ 26 milhões de um leilão hipotético realizado em novembro ou dezembro passados", diz
Ele explica que há seis meses, os cavalos eram vendidos em quatro ou cinco parcelas mensais sem correção. Assim, os 26 millhões de média ficavam completamente defasados diante de uma inflação ao redor de 40%.

PRÓXIMO LEILÃO: OJC - A Marca do Mangalarga, do criador Orpheu José da Costa, dia 30 de maio, no Palace, em São Paulo, Tel. (011) 262-7104

Texto Anterior: Adensamento renova cafeicultura
Próximo Texto: Simental tem média recorde no Palace
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.