São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-prefeita de São Luís será vice de Amin

EUMANO SILVA ; WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato do PPR à Presidência da República, Esperidião Amin, escolheu a ex-prefeita de São Luís (MA), Gardênia Gonçalves, para ser sua vice. Os nomes de Amin e Gardênia serão homologados hoje pela Convenção Nacional do PPR.
O PPR estava com dificuldade de encontrar um candidato a vice e Gardênia passou a ser a única opção. A deputada Sandra Cavalcanti (PPR-RJ) foi convidada antes de Gardênia, mas não aceitou.
Sandra Cavalcanti rejeitou o convite porque prefere ser candidata a deputada estadual. O projeto político de Sandra é eleger-se presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
Gardênia é mulher do ex-governador do Maranhão, João Castelo (PPR), principal adversário político do ex-presidente José Sarney. Pesaram a seu favor o fato de ser nordestina, mulher e ter experiência administrativa.
Com a escolha de Gardênia, são duas as candidatas a vice-presidente da República. Iris Rezende, mulher do ex-governador de Goiás, Iris Rezende, é vice do candidato do PMDB, Orestes Quércia.
Na convenção de hoje, podem participar 193 delegados partidários. Eles têm direito a 290 votos (alguns votam mais de uma vez porque desempenham mais de um cargo). O quórum mínimo é de 146 votos.
Amin só será o candidato do PPR porque o prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, desistiu da disputa. Maluf tomou a decisão de ficar na prefeitura no final de março.
Sem Maluf, a única alternativa foi lançar o nome de Amin. O senador Jarbas Passarinho chegou a ser cotado, mas preferiu se candidatar ao governo do Pará.
O PPR não consegiu fazer coligações e será o único partido que apoiará Amin.
A convenção será no auditório Nereu Ramos, no anexo 2 da Câmara. O início está previsto para as 9h. Amin e Gardênia deverão ser aclamados às 16h.
Maluf deve fazer discurso na convenção, antes de Amin e Gardênia. Ele é considerado por Amin o maior "cabo eleitoral" do PPR devido à influência que tem principalmente entre os eleitores de São Paulo.
A data de hoje foi escolhida para a realização da convenção porque nos finais de semana estão sendo feitas as convenções estaduais.

Texto Anterior: Petista e tucano aumentam as críticas mútuas
Próximo Texto: Equipe é definida para campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.