São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas é `traidor e aético', diz Sarney Filho

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Sarney Filho (PFL-MA) chamou o senador Mário Covas (PSDB-SP) de "falso moralista" e disse que ele traiu seu pai, o senador José Sarney (PMDB-AP), na época em que este ocupava a Presidência da República (85-90).
Sarney Filho se recusou a dizer se vai integrar o comando político da campanha do candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, por quem foi convidado na última quinta-feira.
"Agora, só Fernando Henrique para remediar esta situação", disse ontem o vice da chapa, senador Guilherme Palmeira (PFL-AL).`
FHC disse ontem à Folha que não ia responder a Sarney Filho: "Não ouvi o discurso e não sei o que ele disse".`
O deputado disse que Covas "resolveu se transformar no juiz das causas éticas do país". Afirmou que foi graças ao Plano Cruzado (1986) que Covas se elegeu senador.
"Sua intimidade com Sarney era tanta que Covas frequentava os gabinetes do palácio do Planalto mais do que eu", completou o deputado. "Depois de eleito, ele traiu o Sarney."
Ele se referia ao fato de Covas ter sido eleito pelo PMDB e ter sido um dos fundadores do PSDB, em 1988. "Essas atitudes são do tipo de político que é ético quando convém e aético quando convém eleitoralmente."`
Na quinta-feira, Sarney Filho disse que o pai faria "barganha política legítima" para apoiar algum candidato. Ontem, considerou a frase "foi desastrada".
"Não falei em empregos públicos nem em cargos de diretoria da Cosipa, que Covas bem conhece", disse o deputado.
O deputado ainda disse que Covas foi contra a aliança com o PFL, mas que, anteontem, "levantou a mão de Antônio Cabrera na convenção do PSDB".
Cabrera é presidente do PFL em São Paulo e foi ministro da Agricultura do governo Collor.

Texto Anterior: Líderes querem que a revisão continue em 95
Próximo Texto: Senador não se manifesta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.