São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País ocupa 5º lugar no ranking de turismo aos EUA

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O Brasil deve desbancar a Itália e ocupar este ano o quinto lugar no ranking dos países que mais enviarão turistas para os EUA.
Cerca de 611 mil brasileiros devem viajar este ano para os EUA. O Centro para Estudos de Imigração americano estima que parte desses turistas pretende ficar permanentemente no país.
Os EUA esperam um recorde de visitantes em 1994, principalmente por causa da Copa do Mundo, que começa em junho.
Mais de 47 milhões de pessoas devem visitar o país até o final do ano. O maior número de turistas virá do Japão. Serão cerca de 3,6 milhões de pessoas.
O segundo no ranking é o Reino Unido, com 3,2 milhões, o terceiro a Alemanha (1,8 milhão) e o quarto a França (894 mil turistas).
A Itália ficará em sexto lugar, depois do Brasil, com 601 mil turistas, segundo previsões da Associação de Viagens e Turismo dos Estados Unidos.
A imigração americana está preocupada com a entrada dos turistas de países da América Latina, da Ásia e do leste europeu.
A concessão de vistos para os EUA este ano não está seguindo o mesmo rigor por causa da Copa do Mundo e existe a possibilidade de muitos turistas aproveitarem o evento para imigrar para os EUA.
A Venezuela e a Argentina também fazem parte da lista dos dez países que mais enviarão turistas para os EUA este ano. Serão mais de 520 mil da Venezuela (7º no ranking) e 450 mil argentinos (9º).
A Associação de Viagens e Turismo dos EUA espera que os 47 milhões de turistas que virão aos EUA em 94 gastem cerca de US$ 79 bilhões (o que corresponde a mais da metade da dívida externa do Brasil e a uma média de US$ 1,6 mil por pessoa).

Texto Anterior: Embaixador quer diminuir os custos
Próximo Texto: EUA culpam Brasil por visto menor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.