São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autores se reúnem para relembrar movimento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os escritores mais importantes da "beat generation" se reuniram na semana passada em NY no evento "Beat Generation - Legacy and Celebration" para lembrar o movimento artístico que abriu as portas para a contracultura dos anos 60. As comemorações foram marcadas por exposições, concertos e um jantar na quinta-feira.
Allen Ginsberg, Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti e Michael McClure estiveram no Town Hall, no bairro de Greenwich Village, para uma leitura de poesias em memória a Jack Kerouac –o principal líder do movimento– e à "beat generation". Também esteve presente, por telefone, William Burroughs.
"Gostaria que Kerouac estivesse aqui. Com certeza estaria tocando um bongô", disse o músico David Amram, companheiro do autor de "Pé na Estrada" morto em 1969, quando tinha 47 anos.
"Tinhamos um respeito sagrado pela literatura, que para nós era uma ocupação sagrada", disse Allen Ginsberg. Depois leu alguns poemas "frescos, do dia", como os classificou, já que haviam sido escritos horas antes. Ferlinghetti também apresentou um novo poema, com citações ao massacre de Waco e Madre Teresa.

Texto Anterior: Cantora é Roberto Carlos da música americana
Próximo Texto: Aridez acadêmica marca estudo sobre Fellini
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.