São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antinazista volta ao Reichstag

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O único deputado ainda vivo a votar contra Hitler no Parlamento em 1933 se disse emocionado em retornar ao Reichstag para eleger o novo presidente da Alemanha.
O social-democrata Josef Felder, 93, afirmou estar preocupado com a democracia alemã quase meio século após o colapso do Terceiro Reich.
"Ainda existe chance de que um demagogo apareça e mobilize a população", disse Felder no mesmo local em que desafiou Hitler ao votar contra a medida que dava poderes ditatoriais ao nazista.
Para Felder, a votação indireta para presidente, criada após a guerra para impedir a chegada de um populista à Presidência, é importante demais para ser sacrificada aos pedidos de eleição direta.
"O processo democrático não avançou o suficiente para deixarmos a população votar diretamente para um posto tão importante."
Hitler extinguiu o Reichstag pouco depois de receber os poderes ditatoriais e enviou para campos de concentração cerca de 200 deputados –mais de 84 morreram.
Preso em 1934, Felder foi mandado para o campo de concentração de Dachau, perto de Munique. Foi solto dois anos depois, a pedido do esquiador Willy Bogner.

Texto Anterior: Morre aos 81 anos John Wiedner, herói holandês da Segunda Guerra
Próximo Texto: Ex-nazistas fazem visita à Normandia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.