São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-nazistas fazem visita à Normandia

ANDRÉ LAHÓZ
DE PARIS

A poucos dias da comemoração dos 50 anos do desembarque aliado na Normandia (6 de junho de 1944), um grupo de ex-combatentes nazistas decidiu visitar a região e homenagear seus mortos.
São ao todo 15 ex-integrantes da nona e décima divisão do exército alemão. Deixaram uma placa com os dizeres: "Veteranos da SS, em memória dos mortos".
A visita foi considerada "deplorável e indecente" pelos ex-combatentes aliados. "Eles eram nazistas e continuam nazistas", diz o veterano inglês Thomas Parry.
A indignação é maior pelo fato de os alemães terem sido recebidos pelos prefeitos das cidades por onde passaram.
"Não estava escrito SS na testa dessas pessoas. Como poderia saber que eram ex-nazistas?", pergunta o prefeito Roger Boulais, de Maizet.
É também o que diz Antoine Lepeltier, prefeito de Esquay-Notre-Dame. "Havia sete divisões SS na Normandia. Como podemos saber quem são, se eles se apresentam só como ex-combatentes?"

Texto Anterior: Antinazista volta ao Reichstag
Próximo Texto: Morte de juiz italiano que condenou 350 mafiosos completa dois anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.