São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA levam Palma de Ouro em Cannes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O filme "Pulp Fiction" (EUA), dirigido por Quentin Tarantino, 30, ganhou a Palma de Ouro de melhor filme no 47º Festival Internacional de Cinema de Cannes (França), que terminou ontem.
Este é o segundo filme de Tarantino, uma sátira às fitas de gângster, com três episódios. A estréia de Tarantino, "Cães de Aluguel", foi exibida no ano passado no Brasil e lançada em vídeo.
O Prêmio de Melhor Diretor ficou com o italiano Nanni Moretti, de "Caro Diário". O Grande Prêmio do Júri foi dividido entre "Viver!", do chinês Zhang Yimou, e "Queimado pelo Sol", do russo Nikita Mikhalkov.
Os franceses, anfitriões do festival, levaram, entre outros, o Prêmio do Júri por "A Rainha Margot", de Patrice Chéreau. A veterana atriz italiana Virna Lisi foi eleita melhor atriz por sua participação no filme.
O Prêmio de Melhor Ator foi para o chinês Ge You, de "Viver!". A anfitriã da cerimônia de entrega dos prêmios foi a atriz norte-americana Kathleen Turner.
O México levou o único prêmio para um filme latino-americano, "O Herói", de Carlos Carrera, eleito melhor curta-metragem do festival.

LEIA MAIS
sobre o Festival de Cannes à pág. 5-7

Texto Anterior: Morte de juiz italiano que condenou 350 mafiosos completa dois anos
Próximo Texto: Suspensos benefícios a empregados da BBC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.