São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 1994 |
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Inflação faz consumidor perder noção de preço Psicóloga diz não saber "o que é caro ou barato" MÁRCIA DE CHIARA
A psicóloga Maria de Los Angeles, 36, casada e mãe de uma filha, é uma delas. "Perdi a noção de preço. Cada dia é um diferente", disse. Na última sexta-feira, ela estava entretida fazendo sua compra em um supermercado. Questionada pela Folha sobre qual produto que estava levando para casa e que ela considerava caro ou barato, Maria levou tempo para responder. "Esse tablete de chocalate ao leite em relação uma caixinha de chá tem um preço mais justo", exemplificou. O tablete de chocolate de 200 gramas, que custa CR$ 2.323,00, é mais nutritivo do que o chá, comparou. Uma caixinha com 18 gramas de chá sai por CR$ 1.120,00 e é caro em relação ao chocolate, em sua avaliação. O chá é uma planta e deve ter um custo de produção mais barato do que o chocolate. O chocolate tem um processo de produção industrial mais complicado, deduziu. Para a professora Maria Clementina Salles Goulart, 49, "nada tem preço justo". Entre os produtos que comprava, ela destacou os derivados de leite. "Eu acho supercaro o preço da ricota e da manteiga", disse. Ela apoiou seu raciocínio no fato de que os dois são subprodutos do leite e que não deveriam custar tanto. Um pacote com 625 gramas de ricota, por exemplo, custa CR$ 5.500,00. Um litro de leite tipo B sai por CR$ 950,00. Para não ficar com os nervos à flor da pele, tem gente que até desistiu de olhar o preço. A analista de sistemas, Heloísa Fucs, 35 é uma delas. "Já olhei o preço no passado. Agora desisti para não sofrer mais", afirmou. Mas, enquanto conversava com a Folha descobriu um absurdo. Ela estava levando para casa um pano de chão e uma calça de moleton infantil. Detalhe: a calça custava só uma vez e meia a mais do que o pano de chão de saco alvejado. Isto é, esse saco já foi usado para embalar farinha. (MCh) Texto Anterior: O Plano Real e as exportações Próximo Texto: Até os supermercadistas se assustam com diferenças Índice |
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