São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fibra óptica leva dados com rapidez e segurança

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um fio de espessura equivalente a três fios do seu cabelo suporta até 32 mil linhas telefônicas. Esse fio é a fibra óptica, que no Brasil começa a tomar o lugar dos convencionais fios de telefone.
A fibra óptica é feita de vidro e tem diâmetro de 0,4 mm. Por ela passam até cem canais de TV. Microcomputadores ligados em rede ganham agilidade com o uso de fibra óptica. A velocidade de transmissão de dados pode aumentar em até 1.000%.
Isso porque as redes padrão Ethernet trabalham a 10 Megabits por segundo, usando cabos convencionais. Com a fibra óptica, a velocidade da rede Ethernet salta para 100 Megabits por segundo.
Com a chegada da fibra óptica, a velocidade de transmissão dos telefones foi multiplicada em 30 vezes. O sistema telefônico que usa fibra óptica trabalha hoje a uma velocidade de 622 Megabits por segundo, ou seja, 60 vezes mais veloz que a rede Ethernet com cabo coaxial (cabo usado para ligar o videocassete à televisão).
"As redes de computadores que substituíram cabos convencionais por fibra óptica só não são mais velozes por limitação de equipamentos", afirma o consultor de tecnologia da ABCXtal, Nelson Wisnik.
A rede Ethernet também tem limitação de distância. Com cabos convencionais, o comprimento máximo é de 500 metros. Ao substituir o cabo coaxial por cabos com fibra óptica, a distância aumenta para dois quilômetros.
Outra de suas vantagens é permitir isolamento. Seu uso é aconselhável para climas seco e úmido. É imune a faíscas e a trovoadas.

Texto Anterior: Saiba como se faz o material
Próximo Texto: Usina adere ao uso para acabar com problemas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.