São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Esperteza de monoglota

O advogado Raul Barbosa marcou sua biografia pelos quatro anos que governou o Ceará nos anos 50. Foi uma administração revolucionária, cujo principal fruto foi a consolidação do Banco do Nordeste. Concluído o mandato, Barbosa aceitou um convite do Bando Interamericano de Desenvolvimento para assumir a diretoria do órgão para o Brasil.
Em Washington, Barbosa adotou o comportamento de falar em público sempre com um charuto na boca. Fez algumas palestras e explanações assim, até que a equipe de tradutores decidiu pedir socorro. Um representante dos funcionários bateu à porta do principal assessor de Barbosa:
– Diga por favor ao sr. Barbosa que abandone o charuto antes de falar. Nós não estamos entendendo nada.
O assessor assentiu. Horas depois, procurou Barbosa e expôs o problema. Barbosa deu um sorriso esperto e respondeu:
– Meu caro, deixe como está. Eu não falo muito bem inglês, francês e espanhol e por isto uso o charuto. É a minha proteção.

Próximo Texto: Day after; Dando o exemplo; Não é por aí; Palanque paulistano; Condição suprema; Controle do caixa; Jornalismo de campanha; Voz de comando
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.