São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quércia repete propostas de adversários

MÁRIO SIMAS FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PMDB à Presidência, Orestes Quércia, tem, nos últimos dias, repetido os temas que seus adversários usam como propostas de governo.
Na terça-feira, Fernando Henrique Cardoso, candidato do PSDB, apresentou o símbolo de sua campanha: uma mão onde cada um dos cinco dedos indica uma prioridade de governo.
Um dos dedos indica o tema "segurança". Ontem, Quércia afirmou que a segurança será uma das prioridades de seu governo.
"Historicamente o governo federal não se preocupa com a segurança pública. Em meu governo isso será diferente, embora não sem passar por cima dos governos estaduais", afirmou.
O ex-governador paulista não explicou como o governo federal poderá influir na segurança pública. "Como fazer ainda estamos estudando", disse.
Segunda e terça-feira, em portas de fábricas, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, expôs seu projeto de reforma agrária.
Ontem, Quércia afirmou que espera "em quatro anos resolver o problema agrário no país". O peemedebista disse que fará uma reforma agrária "sem conflitos".
A proposta de Quércia é começar a reforma agrária no Mato Grosso, Acre e Rondônia. Os conflitos seriam evitados pois os assentamentos seriam em locais distantes dos centros consumidores.
"São áreas próximas a rios, onde a hidrovia, que é um transporte barato, poderá escoar a produção. Nessas áreas existem imensas regiões que são do governo, além disso, vamos ligar o Acre ao Oceano Pacífico", disse Quércia.
O problema é que o ex-governador não sabe exatamente quais são as áreas do governo e quantas famílias poderá assentar. "Esses levantamentos serão feitos", disse.
No último final de semana, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu a continuidade de dois programas do ex-presidente José Sarney: a construção da ferrovia Norte-Sul e a distribuição de leite.
Na terça-feira, Quércia também defendeu os dois programas.
Ontem, Quércia apresentou a candidata a vice em sua chapa, Iris de Araújo Machado.
Ela cuidará prioritariamente dos temas sociais e vai elaborar um projeto para menores carentes.

Texto Anterior: Amin chama petista de "o vadio mais bem-sucedido do Brasil"
Próximo Texto: STJ não atende ex-governador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.