São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
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Divulgar real custa US$ 12 mi

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai destinar US$ 12 milhões à campanha para divulgação da nova moeda, o real. Os gastos envolverão comerciais para emissoras de TV e rádio, além de impressão de cartilhas explicativas.
Os recursos virão do Funcheque –um fundo administrado pelo Banco Central, com recursos obtidos por multas cobradas de emitentes de cheques sem fundo.
A quantia de US$ 12 milhóes representa cerca de 10% dos recursos do Funcheque.
Segundo a legislação do Funcheque, o dinheiro do fundo deve ser aplicado em campanhas de orientação sobre o uso correto do cheque.
Nos últimos cinco anos, pelo menos, o dinheiro não foi utilizado pelo Banco Central.
A destinação excepcional do dinheiro foi aprovada ontem em reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), a pedido do ministro da Fazenda, Rubens Ricupero.
O presidente do BC, Pedro Malan, disse que outras entidades, principalmente do setor financeiro, também participarão da campanha para a divulgação do real.
O objetivo dos bancos é mostrar que os aplicadores não perderão com a moeda.
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Clóvis Carvalho, disse ontem que os bancos começarão "em breve" a receber cédulas do real, preparando o lançamento da moeda, em 1º de julho.

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