São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Parreira embarca confiante no tetra

JOÃO MÁXIMO
DA SUCURSAL DO RIO

Horas antes do embarque da seleção brasileira para os EUA, o técnico Carlos Alberto Parreira e o coordenador Zagalo afirmaram à Folha que o tetracampeonato está mais perto que nunca.
"Desde o começo de nossa preparação, tive certeza de que esse grupo tinha mais trunfos para reconquistar o título que qualquer outro depois de 70", disse Zagalo.
"Nosso otimismo é sadio, de respeito aos adversários, mas de ilimitada confiança na experiência do time, no resultado do trabalho", observou Parreira.
O técnico da seleção reconhece que a Copa do Mundo não é o mais importante.
Em primeiro, reconhece, vêm famlia, saúde, amigos, vida. "Mas será a coisa mais interessante para os brasileiros, nesses 50 dias."
Zagalo diz ter havido um momento-chave na trajetória brasileira rumo ao tetra: a vitória de 6 a 0 sobre a Bolívia, no Recife, nas eliminatórias do ano passado.
"Naquele dia, sem que ninguém sugerisse, Ricardo Gomes pediu que todo time entrasse em campo de mãos dadas. Fez, assim, uma corrente que não se romperá até o fim da Copa."
Parreira acredita que a maior arma da seleção –"além da qualidade técnica dos jogadores"– é a experiência.
"Volto a citar o exemplo de Branco, a caminho de sua terceira Copa. Dez outros jogadores também estiveram na Itália em 90. E a maioria dos estreantes, como Raí, Zinho, Mauro Silva, Leonardo, Cafu, tem vivência internacional."
Zagalo soma, à experiência de que fala Parreira, uma maturidade emocional que foi posta à prova nas eliminatórias.
"O time sofreu duras pressões, após os maus resultados contra Equador e Bolívia. É preciso um grupo de nível muito elevado para superar tudo aquilo."
Antes do embarque, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou a numeração oficial da seleção.
O goleiro Taffarel será o número 1, seguido de Jorginho (2), Ricardo Rocha (3), Ricardo Gomes (4), Mauro Silva (5), Branco (6), Bebeto (7), Dunga (8), Zinho (9), Raí (10), Romário (11), Zetti (12), Aldair (13), Cafu (14), Márcio Santos (15), Leonardo (16), Mazinho (17), Paulo Sérgio (18), Muller (19), Ronaldo (20), Viola (21) e Gilmar (22).

Próximo Texto: Terremoto não preocupa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.