São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Sul busca alcançar a segunda fase do Mundial dos EUA

JAIRO DO SANTOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Coréia do Sul tem como seu objetivo maior alcançar a segunda fase da Copa do Mundo, o que ainda não conseguiu.
O país vai disputar seu quarto mundial, um recorde que na Ásia será difícil suplantar. É uma seleção em ascensão.
A Coréia, que está no mesmo grupo da Espanha e da Alemanha, disputará o terceiro lugar com a Bolívia e, portanto, tem 6% de possibilidades de cruzar com o Brasil, se ele for o primeiro do Grupo B, o que deve ocorrer.
Para isso, a tendência é optar pelo esquema que deu certo nas eliminatórias: defesa reforçada e a exploração de contra-ataques.
A disposição básica para as eliminatórias foi o 5-4-1, sistema estreante em Copas do Mundo; confirmando a tendência de redução contínua de atacantes puros.
Nesse sistema, dos cinco defensores, três jogam pelo meio e dois pelas laterais, sendo que esses últimos têm apresentado grande mobilidade.
Apenas um atacante se situará em posição mais avançada.
Como sempre, devem mostrar velocidade, entusiasmo e agressividade para atacar e defender, respeitando sempre, e acima de tudo, as regras do jogo.
Seus principais jogadores são: Kim-Joo Sung, que joga no Bochum, da segunda divisão da Alemanha e participa de sua terceira Copa, o goleiro Choi In-Young, que fez 30 partidas na seleção e o líbero Hong Myung-Bo, que tem 46 apresentações e já marcou quatro gols.
O treinador Kim Ho foi meio- campista da seleção nacional nas décadas de 60 e 70, atuando também nas seleções inferiores.
O futebol vem se popularizando e tendo uma população de 40 milhões de habitantes, o país tem uma boa base para o surgimento de jogadores.

Jairo dos Santos, 48, trabalha como observador para a seleção brasileira desde a Copa de 78. Ele está analisando os 23 participantes da Copa de 94, um por dia, exceto aos domingos.

Texto Anterior: Rússia recupera mais um "rebelde"
Próximo Texto: País quer sediar Copa de 2002
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.