São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Platéia ouve Gorécki neste inverno

DA REPORTAGEM LOCAL

Em julho você poderá ouvir a orquestra sinfônica polonesa da cidade de Katowice, a compositora norte-americana Meredith Monk e o grupo vocal O Mistério das Vozes Búlgaras.
Estas são algumas das atrações internacionais que devem fazer do 25º Festival de Inverno de Campos do Jordão um evento "muito especial".
Segundo Ricardo Ohtake, secretário de Estado da Cultura, os 25 anos do festival pedem uma comemoração "incrementada".
A comemoração está orçada em US$ 1,5 milhão, quantia que poderá ser ultrapassada. Cerca de 70% desta verba vem da Ação Cultural Integrada, um "pool" de oito estatais.
A Secretaria de Estado da Cultura deve contribuir com cerca de 25% e os outros 5% ficam para a companhia de cigarros Souza Cruz.
Além dos concertos, o festival prevê cursos de aperfeiçoamento para 600 bolsistas (leia texto abaixo). Alguns dos concertos serão também apresentados em São Paulo ou em uma das 17 cidades do interior que entraram no circuito.
Este ano, os concertos e cursos do festival estarão concentrados na música do século 20. Assim a Orquestra Sinfônica de Katowice vem, por sugestão do compositor polonês Henryk Górecki, executar no Brasil pela primeira vez sua Terceira Sinfonia.
Outras atrações internacionais são o músico paquistanês Nusrat Fateh Ali Khan, o violinista norte-americano Elmar Oliveira (ele é filho de portugueses), o quarteto I Vocalisti, liderado pela soprano romena Ileana Cotrubas, e o violonista americano David Starobin, que apresenta composições de Gunther Schuller, também presente no festival.
Entre as estrelas nacionais estão os pianistas Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Amaral Vieira, e o violoncelista Antonio Meneses.
O maestro Aylton Escobar, coordenador da comissão artística do festival, disse que este ano haverá um casamento entre as músicas erudita e popular.
Para representar esta união bem-sucedida, estarão presentes artistas como o tecladista austríaco Joe Zawinul, mestre do "jazz fusion" e criador do grupo Weather Report, e o grupo Turtle Island String Quartet, que funde o jazz às músicas clássica e étnica.
Os eventos paralelos ao festival este ano serão o Encontro Nacional de Compositores, que acontece em Campos do Jordão, e o Seminário Internacional de Violão, que se realiza em São Paulo.
A maioria dos concertistas participa também de alguma atividade didática. O festival acontece entre 2 e 24 de julho.

Texto Anterior: Povo vira alpinista para comprar no pico!
Próximo Texto: Inscrição para as bolsas vai até dia 6
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.