São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula e FHC mantêm distância na pesquisa

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

A vantagem de Luiz Inàcio Lula da Silva (PT-PSB-PC do B) sobre Fernando Henrique Cardoso (PSDB-PFL-PTB) diminuiu apenas três pontos percentuais, em relação ao início do mês, e é agora de 23 pontos ( 40% para Lula e 17% para FHC).
É o que mostra pesquisa do Datafolha, feita nos dias 23 e 24 últimos e que contraria os boatos espalhados ontem e anteontem nos mercados financeiros.
Margem de erro
Na prática, a variação nas intenções de voto de cada candidato fica rigorosamente dentro da margem de erro. Ou seja, é insignificante do ponto de vista estatístico.
Lula, que tinha 42% na pesquisa dos dias 2 e 3 de maio, agora cai para 40%. FHC sobe, nesse mesmo período, de 16% para 17%.
Quércia e Brizola
Essa variação irrelevante vale também para os demais candidatos. Orestes Quércia (PMDB) sobe de 17% para 8%, percurso inverso ao de Leonel Brizola (PDT ), que desce de 8% para 7%.
Esperidião Amin (PPR) mantém os 3% das duas últimas pesquisas. Se a eleição tivesse se realizado nos dias em que foi feita a pesquisa, Lula se elegeria sem necessitar de um segundo turno. Seus 40% superam a soma de todos os demais concorrentes, que dá 36%.
É a primeira pesquisa do Datafolha após a definição da candidatura do PMDB e apenas confirma o que se desenhava nas anteriores
A ausência do ex-presidente José Sarney permite uma razoável bipolarização entre Lula e FHC. Com Sarney no páreo, o segundo lugar era menos nítido.
Nas regiões
Detalhe curioso da pesquisa aparece na divisão regional das intenções de voto. O PSDB buscou a coligação com o PFL pensando em captar votos no Nordeste.
Pois bem: a pesquisa mostra que a região mais fraca para o PSDB não é o Nordeste, mas o Sul.
FHC tem, nessa área, apenas 12% das intenções de voto, perde para Brizola (16%) e empata estatisticamene com Amin (11%).
O Nordeste continua sendo a região na qual Lula consegue seu melhor desempenho, com 43%.
São Paulo
No Estado de São Paulo, a candidatura Quércia mostra força bem maior do que na média do país. São 15% os que manifestam a intenção de votar no peemedebista, apenas sete pontos atrás de FHC. Lula lidera também em são Paulo, com 37%.
LEIA MAIS
Pesquisa sobre a avaliação do plano econômico à pág. 1-9.

Texto Anterior: A cura do pigarro
Próximo Texto: Veja como foi feita a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.