São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atenção, atenção! Leia o artigo abaixo

!

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

O título aí em cima é de uma boçalidade ímpar? Pois foi proposital.
É que hoje vamos falar sobre manchetes de jornal, essa forma de arte tão negligenciada pelos filólogos.
Enquanto aguardamos a publicação de manchetes como "Remédio que cura Aids chega às farmácias na próxima segunda", "Maguila vence Mike Tyson por nocaute no primeiro assalto" e "Brasileiro ganha Prêmio Nobel de Química", que tal dar uma sapeada nas manchetes publicadas no livro do autor inglês Simon Blackall, "The World's Worst Headlines - Pope's Boyfriend Tells All" (As Piores Manchetes do Mundo - Namorado do Papa Conta Tudo), que me foi gentilmente presenteado pelo caro amigo Félix Nepomuceno, 14?
"Você é um homem ou uma cenoura?", do jornal inglês "The Sun", em artigo sobre semelhanças entre as estruturas cromossômicas de humanos e cenouras.
"Homens santos pelados rolam em fezes", da revista norte-americana "People". O autor do livro pergunta: "Ué? Não é isso que eles fazem o tempo todo?"
"Pai de três é avó de quatro", também na "People". Obviamente, sobre operação de mudança de sexo.
"Eu tenho a orelha de Van Gogh", revista australiana "Picture", sobre suposto parente do pintor.
"Tatuem o pinto deles", do jornal inglês "Sunday Sport", sobre a sugestão de um parlamentar de se tatuar portadores do vírus HIV. O autor do livro comenta: "A proposta carece de mérito. Em primeiro lugar, ela pressupõe que todos sabem ler. Em segundo lugar, ela esquece dos cegos e, em terceiro lugar, a mensagem dificilmente seria legível com o tecido esticado".
"Enfie na sua junta", manchete histórica do "The Sun" inglês. Trata-se de sugestão dada pelo jornal ao general argentino Galtieri no início da Guerra das Malvinas.
"Sic Gloria transit", de um tablóide inglês, para anunciar viagem de navio feita pela milionária norte-americana Gloria Vanderbilt.
"Pequeno terremoto no Peru - apenas alguns mortos", publicado pelo jornal "The Times", de Londres, na década de 30.
"Mulheres são humanas"', de jornal queniano, sobre uma tribo que trata suas mulheres como animais.

Texto Anterior: USP adapta campus para lazer
Próximo Texto: Engana Bebê; Homenagem; Debandada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.