São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei da Flórida cobra fábricas de cigarro por doenças de fumantes

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O governador da Flórida, Lawton Chiles, assinou ontem uma lei que concede poderes ao Estado para cobrar dos fabricantes de cigarros os custos com tratamentos de doenças relacionadas ao fumo.
"Agora podemos levar o `Homem de Marlboro' aos tribunais", disse Chiles depois de assinar a nova lei, aprovada dias antes pela Assembéia Legislativa. A lei entra em vigor no dia 1º de julho.
Segundo o Departamento de Saúde da Flórida, o Estado gastou mais de US$ 1,2 bilhão desde 1989 com tratamento de doentes que apresentaram problemas de saúde relacionados ao fumo.
O texto da nova lei, inédita nos EUA, permite que os fabricantes sejam acionados individualmente ou em grupos.
Também esta semana, 13 fabricantes de cigarros foram acionados no Mississippi para que indenizem fumantes que apresentaram doenças relacionadas ao fumo.
Os fabricantes de cigarro afirmam que a ação de classe no Mississippi terá dificuldades para provar que as doenças foram realmente causadas pelo fumo.
O governador da Flórida afirma que vai usar todas as estatísticas disponíveis no Estado sobre o impacto do cigarro na saúde para levar os fabricantes aos tribunais.
Até hoje, a indústria de cigarros nos EUA jamais foi obrigada a indenizar indivíduos que tenha apresentado problemas de saúde.
Fabricantes de outros produtos, de remédios principalmente, já começaram a reclamar que a lei aprovada ontem é abrangente demais, e que pode dar margem a outras ações que não envolvam necessariamente os cigarros.

Texto Anterior: Washington e Hanói passam a ter representação diplomática
Próximo Texto: Cerveja Billary ajuda governo americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.