São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aplicação vai liderar o ranking pelo segundo mês consecutivo

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

Mesmo sem qualquer alteração no cálculo da TR (Taxa Referencial), as cadernetas de poupança vinham demonstrando competitividade em rentabilidade líquida.
Agora em maio, pelo segundo mês consecutivo este ano, esta aplicação deverá liderar o ranking do mercado financeiro.
O mês tem 22 dias úteis e, neste exato período, a caderneta de poupança deve render mais que os CDBs prefixados comprados por grandes investidores e os fundos, considerando a taxa média deles.
A poupança com aniversário em 2 de junho renderá 49,9661%, mas terá 23 dias úteis. Para efeito de comparação com as demais aplicações no período de 22 dias úteis de maio, foi expurgado um dia útil da poupança, com o que ela ficaria com 47,3470%.
O CDB comprado em 2 de maio, a ser resgatado em 1º de junho, com 30 dias corridos e 22 úteis, renderá até 48,55% brutos. Como a Ufir (Unidade Fiscal de Referência) correrá 44,21% no período, a taxa líquida desse CDB ficará em 47,25%, abaixo da poupança.
A poupança do dia 1º, para dinheiro que já estava depositado, renderá 47,1722% líquidos. A melhor comparação, entretanto, deve ser feita com a do dia 2, com o expurgo de um dia útil.
A isenção de impostos sobre o ganho que supera a variação da Ufir, privilégio da poupança, tem feito a diferença dessa aplicação.
Os fundos de renda fixa, como os CDBs, são tributados em 30%. Os de commodities, em 25%. Essa participação do IR nos ganhos do investidor costuma inverter posições no ranking financeiro em favor da poupança.
Em maio, está se repetindo o panorama de abril. No início do mês, a expectativa era de inflação e juros em alta, porém acima do que efetivamente ocorreu.
Quando a economia se comporta assim, as aplicações prefixadas tendem a levar vantagem. A posição da poupança, entretanto, é mais confortável porque o IR nada leva do ganho que supera a inflação medida pela Ufir.
O fundo de commodities, mesmo rendendo um pouco menos, tem a vantagem da liquidez diária após 30 dias.

Texto Anterior: Poupança vira vedete na transição
Próximo Texto: Fundo de commodities ganha com a nova TR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.