São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP edita cultura árabe

DA REDAÇÃO

A cultura árabe também está presente em uma série de publicações que o Centro de Estudos Arabes da USP vem publicando desde o início do ano passado.
A "Revista de Estudos Árabes", editada semestralmente, discute temas como a ciência árabe no português e as "Mil e Uma Noites".
O quarto número da revista, referente ao período julho/dezembro de 94, já está antecipadamente à venda. Seu preço é de 6 URVs e traz uma seção com textos dedicados à coletânea de fábulas medievais "Kalila e Dimma" (que chegou a influenciar algumas fábulas de La Fontaine).
O Centro de Estudos Árabes também publica livros, na coleção "Oriente & Ocidente". O primeiro volume, "Língua e Mentalidade", foi escrito por Aida Hanania e Luiz Jean Lauand – professores e coordenadores da política editorial do Centro.
Foram editados ainda "Filosofia e Arte" homenagem aos 90 anos filósofo alemão Josef Pieper – e "Textos Medievais" – traduções a partir de originais árabes, latinos e galaico-portugueses. O quarto volume, "Provérbios Árabes", tem traduções e apresentação crítica de Luiz Jean Lauand.
Os livros custam 4 URVs e têm em comum os desenhos de capa, feitos por Hassan Massoudy, que, segundo Aida Hanania, "é hoje o mais importante representante da arte árabe da caligrafia".
As publicações podem ser compradas nas livrarias da Edusp, que ficam na Cidade Universitária, ou no próprio Centro de Estudos Árabes (av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-900, tel. 011 818-4602).
O Centro também oferece cursos semestrais de difusão cultural de língua árabe para o público não universitário, com custo de 40 URVs.

Texto Anterior: A verdade sobre os povos árabes
Próximo Texto: LANÇAMENTOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.