São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
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Como montar um comércio varejista de autopeças?

José Ritter Benites, São Paulo, SP

Uma loja de autopeças é um excelente negócio para quem conhece o ramo com profundidade e esteja atualizado em relação a modelos de peças, acessórios e equipamentos.
São necessários cerca de US$ 50 mil para formar o estoque inicial de peças.
Os consumidores naturais são os proprietários de carros de passeio –pessoas físicas e jurídicas públicas ou privadas.
Pode-se chegar a essa clientela diretamente ou através das oficinas mecânicas.
A composição do estoque inicial vai depender da estratégia de vendas da empresa, ou seja, se ela vai se especializar em determinada marca de automóvel ou se vai atender uma variedade maior de marcas e modelos.
Independentemente da estratégia adotada, é preciso ter em estoque toda a linha de ignição, parte elétrica, carburação, suspensão, freios, motor e câmbio, além de acessórios diversos.
A empresa deve iniciar com pelo menos 1.200 itens.
São imprescindíveis prateleiras de aço para mercadorias, balcão de atendimento, caixa, máquinas de calcular, móveis e utensílios de escritório.
O sucesso desse tipo de comércio está fortemente ligado ao ponto comercial.
A loja deve estar localizada, de preferência, em área com boa concentração de oficinas mecânicas, com grande fluxo de veículos e facilidade de estacionamento.
Qualidade de atendimento é fundamental. A empresa deverá contratar balconistas competentes, com conhecimento profundo do ramo.
Esses profissionais são raros no mercado, e geralmente se formam na prática. Calcula-se que um balconista de lojas de autopeças leva de dois a quatro anos para se especializar.
Por comercializar uma quantidade muito grande de itens, a loja deve organizar e manter um controle efetivo de estoques –que lhe permita, entre outros dados, conhecer a rotatividade de cada peça.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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