São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 1994
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Arisco entra no mercado de solúvel

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de café solúvel está em ebulição. A Arisco acaba de lançar o Ariscafé para disputar o mercado interno, liderado pela Nestlé.
No mercado externo, os exportadores estão reconquistando a Rússia, que havia cortado a compra do produto brasileiro.
A chegada da Arisco mexe com os três fabricantes: Nestlé (que detém 80% do consumo interno); Cacique e Iguaçu (10% cada).
As vendas do produto, somente no país, movimentam US$ 140 milhões por ano. Neste ano, devem crescer mais 10%.
Os fabricantes se preparam para reduzir em até 20% seus preços, devido ao lançamento de novas embalagens.
O produto da Arisco, na embalagem tradicional de vidro, deverá chegar às prateleiras, em junho, com preços 10% inferiores aos Cr$ 5 mil cobrados atualmente por um pote com 100 gramas de café solúvel granulado.
Mesmo com o novo concorrente, a Nestlé vai tentar conquistar mais 5% do segmento para a sua marca ainda este ano. Para isso, lança três novas versões do produto e introduz a embalagem refil.
Inédita no Brasil para a utilização de alimentos, o refil vai baratear em 20% o preço do Nescafé.
A Cacique também vai partir para o contra-ataque.
A empresa realiza, no momento, os preparativos finais para o lançamento de novas versões do seu Café Pelé –que trará como diferencial a tecnologia de processamento diferente às utilizadas pelos concorrentes no país.
Recentemente, a Cacique lançou versão do produto em lata, com preços 10% inferiores aos da embalagem tradicional, em vidro.
Antonio Tadeu Avelino, diretor comercial da Arisco, diz que a empresa quer conquistar em um ano 10% desse mercado.
"Por enquanto estamos fazendo um teste de mercado. Vamos aumentar a produção de acordo com o aumento da demanda."
A Nestlé investiu US$ 1 milhão no lançamento do refil para o Nescafé Tradição, com campanha publicitária que associa o produto ao público jovem.
Também a Arisco colocará sua campanha publicitária no ar em junho –mas a empresa não revela números sobre os investimentos.
Apesar de faturar só 10% do que vende o café torrado e moído, o solúvel tem maior potencial de crescimento por ser mais prático e ter preparo instantâneo.
Rostyslav Szmanskyj, gerente de produto da Nestlé, acredita que a praticidade do produto está associada ao padrão de um público com poder aquisitivo médio e médio/alto, cada vez com menos tempo para se dedicar ao preparo dos alimentos. (Fátima Fernandes)

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