São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 1994
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EUA têm agências especializadas em jingle

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o veterano publicitário Sergio Graciotti, da Graciotti & Associados, a "moda do jingle" não constitui um fenômeno nacional.
"Nos EUA existem há muito agências especializadas em criar propaganda musical", afirma.
"É muito interessante, gosto, mas não é indispensável", opina Graciotti.
Cautela
Washington Olivetto, da W/Brasil, sugere que a pesquisa que constatou o elevado grau de lembrança de comerciais com jingle precisa ser analisada com cautela.
"Ocorre que a maioria das campanhas que se utilizam desse recurso tem uma intensidade de veiculação muito forte, o que pode provocar um resultado distorcido na comparação", afirma o diretor da W/Brasil.
Embora os comerciais com fundo musical (a outra categoria pesquisada) não tenham revelado poder de influência, há quem se vale deles para fazer experiências originais.
Para embalar uma campanha dos relógios Champion, a agência Futura/SMS empregou cinco diferente versões de "We are the champion", de autoria do grupo de rock Queen.
"Cinco filmes diferentes foram veiculados para os consumidores jovens da MTV, nos intervalos de novelas, para atingir o público feminino e nos programas infantis", conta Mario Cohen, presidente da agência.
O resultado, segundo afirma, foi excepcional. "Cada público se identificou com sua história e música, cujos direitos foram comprados em Nova York", revela o publicitário.
O crescimento de vendas do relógio da marca alcançou 60% em três meses. A campanha foi encerrada em fevereiro passado.
Autores
O dublê de publicitário e letrista Cláudio Carrilo divide a parceria de suas obras com o músico Sergio Augusto Sarapo.
É da autoria deles os fonogramas da Gelol, Brahma e Danone, entre outros. Sobrinho de Heitor Carrilo, conhecido jinglista do mercado publicitário, Cláudio enfrentrou um desafio:
"Vamos reviver a música que tornou famosa a Casas Pernambucanas", revela. Trata-se de um anunciante que desde os anos 20 vende seus produtos no gogó.
O filme entrou no ar na semana passada.
(NB)

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