São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dallari critica varejo por embutir custos na conversão de preços à URV

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo criticou ontem o comércio varejista por embutir custos financeiros na conversão dos preços em URV. Representantes do setor se defenderam dizendo que o governo não dá sinais concretos de que o plano veio para ficar.
O assessor especial de preços do Ministério da Fazenda, Milton Dallari, disse que os lojistas estão embutindo na conversão dos preços em URV a expectativa inflacionária de 40%.
"Os valores em URV são o resultado da soma dos preços à vista mais no máximo juros reais de 2% a 2,5%", afirmou Dallari.
A crítica foi feita durante encontro com 110 dirigentes de clubes lojistas. Dallari pediu à CNDL (Confederação Nacional de Diretores Lojistas) para "ensinar" aos comerciantes a fórmula correta de conversão.
O presidente da CNDL, Gerson Gabrielli, disse que a possibilidade acenada pelo governo de manter a Ufir "prova que o próprio governo não acredita em níveis de inflação baixos depois da implantação do real".
A manutenção da Ufir como indexador dos impostos federais foi admitida no encontro dos lojistas pelo ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. Segundo ele, é preciso preservar o valor real da arrecadação.

Texto Anterior: Revisão termina após 6 mudanças na Carta
Próximo Texto: Equipe quer mudar índices
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.