São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PTB racha e passa a apoiar Brizola em oito Estados

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do PTB do Rio, Álvaro Fernandes, disse ontem que o partido está apoiando Leonel Brizola em oito Estados.
Apóiam o candidato do PDT à Presidência as seções do Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso.
Essa decisão contraria a posição da direção nacional do partido, de se coligar com o PSDB, do candidato Fernando Henrique Cardoso.
Fernandes participou na sede do PDT, ao lado de Brizola, da convenção do partido no Rio. Ele e Brizola dizem que os dois partidos caminham para a unificação.
Na entrevista de ontem, Brizola disse que pode apoiar o voto em branco no segundo turno, caso ele não esteja entre os dois candidatos.
Sobre a pesquisa Datafolha feita na convenção nacional do PDT, quando a maioria dos entrevistados disse preferir uma aliança com o PMDB, Brizola disse que qualquer aliança é muito difícil.
O candidato do PDT afirmou que aceitaria uma aliança com o PMDB, desde que Quércia decidisse apoiá-lo: "Eu não levaria a massa trabalhista para o PMDB."
Segundo pesquisa Datafolha junto aos participantes da convenção do PDT no dia 28, 63% dos pedetistas aprovam a aproximação com Quércia; 30% são contra.
No PMDB, a maioria (76%) dos convencionais também apóiam uma aliança com o PDT.
Já um acordo de Brizola com o candidato do PPR, Esperidião Amin, encontra resistência maior: 48% dos pedetistas se dizem favoráveis e 43% são contra. Dos convencionais do PDT, 41% defendem uma aliança com o PTB.

Texto Anterior: Castro diz que será o elo entre Itamar e tucano
Próximo Texto: Termina hoje prazo para tirar título; Lula é candidato preferido de `teens'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.