São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Termina hoje prazo para tirar título; Lula é candidato preferido de `teens'

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ser o mais beneficiado com a campanha do voto aos 16 e 17 anos de idade, que é facultativo.
Hoje é o último dia para retirada e transferência de títulos eleitorais no país (ver quadro ao lado).
A mais recente pesquisa Datafolha indica que Lula tem 48% das intenções de voto na faixa entre 16 e 24 anos. Quando a pesquisa é restrita ao universo de 16 e 17 anos, o índice é ainda maior: 52%.
Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indicam que, em dezembro de 93, havia 3,2 milhões de eleitores nesta faixa etária, de um total estimado em 100 milhões.
As pessoas que têm 15 anos, mas já terão completado 16 até o dia 3 de outubro, também podem se inscrever como eleitores.
O índice de intenção de voto em Lula cai na medida em que aumenta a faixa etária. Entre os eleitores com mais de 60 anos, o candidato petista tem 24% –metade do que alcança quando a pesquisa se limita a pessoas entre 16 e 24 anos.
Com o candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, ocorre exatamente o contrário. Segundo colocado na pesquisa Datafolha, FHC cresce entre os mais velhos.
O candidato tucano tem 17% na faixa entre 16 e 24 anos e 21% entre as pessoas com mais de 60.
Fila
Houve filas para a retirada de títulos nas zonas eleitorais da capital e do interior de São Paulo ontem.
Em São José do Rio Preto (SP), a fila chegou a ter 150 metros e durou mais de seis horas.
Dados da Justiça Eleitoral na cidade indicam que 70% das pessoas que estão tirando título pela primeira vez são menores de 18.
Colaborou a Folha Norte

Texto Anterior: PTB racha e passa a apoiar Brizola em oito Estados
Próximo Texto: Dallari critica varejo por jogar juro nos preços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.