São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM é mobilizada para despejar sem-terras

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU E DA REPORTAGEM LOCAL

O Comando da Polícia Militar em Bauru vai enviar hoje a Getulina (473 km a noroeste de SP) 600 soldados para cumprir ordem da Justiça para desocupar a Fazenda Jangada.
A propriedade foi invadida na madrugada do último sábado por 300 sem-terra, segundo avaliação da Polícia Militar.
Esta é a terceira ocupação da fazenda em 11 meses. A propriedade, que tem 2.230 alqueires, pertence à família Ribas.
No último fim-de-semana, cerca de 50 famílias de sem-terra também invadiram a Fazenda Rodeio, em Martinópolis (530 km a oeste de São Paulo). Com estas invasões, sobem para cinco as áreas ocupadas no Estado.
O aumento das invasões nesta época faz parte de uma estratégia do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) para pressionar o próximo governo a priorizar a reforma agrária.
Segundo Gilmar Mauro, um dos coordenadores nacionais do MST, "o objetivo das ocupaçÕes é fazer pressão" pelas desparopriações.
Ontem, o juiz de Getulina, Roberto Raineri Simão, expediu mandado de reintegração de posse aos donos da Fazenda Jangada.
A Fazenda Jangada foi desapropriada pelo presidente Itamar Franco, mas a família Ribas contestou a desapropriação das terras.
A desapropriação foi assinada com base em laudo do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de que as terras eram improdutivas. Uma perícia foi feita nas terras, dando parecer de que a fazenda era produtiva.

Texto Anterior: Campanha do voto `teen' beneficia Lula
Próximo Texto: Norte-Sul ganha mais verba e Maranhão é beneficiado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.