São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Norte-Sul ganha mais verba e Maranhão é beneficiado
INÁCIO MUZZI; LUCIO VAZ; MÔNICA IZAGUIRRE
A verba destinada à Ferrovia Norte/Sul no Orçamento de 94 subiu de US$ 132 mil para US$ 18,2 milhões entre a primeira e a terceira e última proposta do governo. As mudanças também beneficiam o Maranhão. A alteração coincide com o início das negociações do senador José Sarney (PMDB-AP) para apoiar a candidatura do senador Fernando Henrique (PSDB) à Presidência. A proposta original do Ministério dos Transportes, elaborada em agosto de 93, previa US$ 90 mil para operação e manutenção do trecho do Maranhão e mais US$ 42 mil para obras. A última proposta de orçamento elaborada pelo Executivo, concluída em 3 de maio, destina US$ 180 mil para operação e manutenção e US$ 18 milhões para obras, sendo US$ 16,5 milhões no Maranhão. Foi incluído um trecho novo no Maranhão, base eleitoral de Sarney. Estes recursos seriam suficientes para a recuperação de 150 quilômetros de rodovias. No dia 4 de abril, Sarney foi ao gabinete do presidente Itamar Franco e afirmou que poderia apoiar a candidatura de FHC no caso de ser derrotado na prévia do PMDB, realizada em 15 de maio. A Folha comprovou, em 1987, que houve fraude na licitação para construção da Norte/Sul. O resultado da concorrência foi divulgado, com uma semana de antecedência pelo jornalista Janio de Freitas. No início da campanha pela prévia no PMDB, Sarney afirmou que concluiria a Norte/Sul se fosse eleito presidente. Ele desistiu da prévia no dia 13 de maio diante da evidência de que que seria derrotado por Orestes Quércia. No dia 19 de maio, o deputado Sarney Filho (PFL-MA), afirmou que o senador Sarney ainda não havia definido qual candidato apoiaria (Quércia ou FHC). "Vamos decidir o apoio depois de uma barganha política legítima", disse. No dia 20 de maio, FHC se comprometeu a concluir a Norte/Sul caso eleito. Ela já havia prometido, em Juazeiro (CE), dar continuidade ao programa do leite. A última proposta do Orçamento destina US$ 2,5 mil para obras da Norte/Sul no trecho Porangati/Senador Canedo (GO). Esta etapa tinha previsão de US$ 7O mil na primeira versão. O trecho Colina (TO) a Açailândia (dois terços no Maranhão) ficou com dotação de US$ 4,5 milhões. Na versão original, tinha previsão de US$ 35 mil. Um novo trecho (Engenheiro Manoel Tavares/ Porto Franco), integralmente situado no Maranhão, foi acrescentado na última proposta do Orçamento, com dotação de US$ 13,5 milhões. FHC negou ontem, em Jundiaí, qualquer interferência na alteração de valores e prioridades da Norte-Sul. "Nem sabia disso. Não tenho nada a ver com isso", afirmou. Colaboraram MÔNICA IZAGUIRRE, da Sucursal de Brasília, e Reportagem Local Texto Anterior: PM é mobilizada para despejar sem-terras Próximo Texto: O problema é mais embaixo Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |