São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP terá disciplina criada por Cousteau

PAULO SILVA PINTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O explorador francês Jacques Cousteau, 83, assina hoje no Palácio dos Bandeirantes a criação de uma cadeira de Ecotecnia na Universidade de São Paulo.
A disciplina, criada por Cousteau, é uma combinação de ecologia, economia, tecnologia e ciências sociais. Tem o objetivo de especializar profissionais de forma multidisciplinar na área ambiental.
Segundo Cousteau, até o ano 2000, cem universidades do mundo vão oferecer a disciplina, com patrocínio da Unesco (o órgão das Nações Unidas para a Cultura), formando uma cadeia mundial de troca de informações.
O explorador lança também oficialmente no Brasil a campanha para a aprovação pela ONU (Organização das Nações Unidas) em setembro da Declaração dos Direitos das Gerações Futuras.
A declaração, de cinco artigos, afirma que a humanidade deve deixar o planeta livre de contaminação às gerações seguintes.
"Parece algo simples de se defender, mas há obstáculos, principalmente entre os americanos, com seu espírito pioneiro", afirmou Cousteau.
Ele chegou ao Brasil ontem. Na quarta-feira, inaugura uma escola municipal com seu nome em Suzano (Grande São Paulo) e embarca para Paris, de onde segue para uma expedição em Madagascar (ilha no Oceano Índico).

Texto Anterior: Sexóloga critica decisão da empresa
Próximo Texto: Policiais da Rota são presos por assassinato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.