São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Termina hoje prazo para entregar declaração de IR

DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Hoje é o último dia para a entrega das declarações do Imposto de Renda. O Banco do Brasil e a CEF (Caixa Econômica Federal) vão funcionar até as 24h para receber a declaração e o pagamento da primeira cota ou cota única.
O secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, prevê que haverá correria hoje nos postos de entrega e agências bancárias. Do total de 7 milhões de contribuintes, 5 milhões tinham entregue a declaração até sexta-feira.
Segundo Osiris, no final de semana e ontem o movimento foi fraco. O secretário disse ontem que o primeiro lote de restituições deste ano das pessoas físicas será pago em julho.
O primeiro lote vai ser composto integralmente de contribuintes que entregaram a declaração em disquete. Osiris justificou que esse critério facilita a operacionalização das informações. Ele disse que há a possibilidade de toda a restituição ser concluída ainda este ano.
O número de contribuintes que optou por declarar o IR em disquete dobrou em relação a 1993. Este ano, devem ser entregues 1,5 milhão de declarações em disquete.
O atraso na entrega da declaração resulta em multa de 1% sobre o imposto devido (valor apurado na linha 19, antes da dedução do IR retido na fonte).
A Receita cobrará multa de 20% mais 1% de juro ao mês de quem atrasar o pagamento das parcelas. A primeira quota (ou quota única) vence hoje e pode ser paga em qualquer banco.
O saldo do imposto a pagar poderá ser dividido em até seis cotas de, no mínimo, 50 Ufir (Unidade Fiscal de Referência) cada.
Quem optar por antecipar o pagamento de uma ou mais quotas deve preencher o Darf fazendo constar a data do vencimento da quota.

Texto Anterior: IGP-M de maio fica em 42,6%; URV varia 44% ;URV
Próximo Texto: Para Abecip, nova TR beneficia poupança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.