São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atacante dos EUA é fã de Romário

Brandi acha time do Brasil favorito

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS ESPECIAIS

Uma loira de 1,70 m chama atenção de todos nos treinos da seleção brasileira. Bem informada sobre futebol, falando em inglês, ela é Brandi Chastian, 25 anos, atacante da seleção dos Estados Unidos.
Chastian é fã de Romário. "Mas gosto mesmo do jeito que o grupo todo joga", diz.
Solteira, formada em 91 no curso de comunicações da Universidade Santa Clara, ela teve seu momento de glória quando participou da equipe norte-americana que foi campeã mundial de futebol feminino.
Agora, quer ter uma chance no grupo que vai disputar o Mundial feminino na Suécia no ano que vem. Chastian deve ser convocada para o time que disputa um torneio internacional nos EUA este ano, logo depois da Copa do Mundo.
"O futebol feminino é o esporte que mais cresce nos Estados Unidos. Enquanto que os melhores atletas do país vão para o futebol americano, o basquete e o beisebol, as melhores atletas vão para o futebol", diz.
Chastian aposta no favoritismo do Brasil para esta Copa do Mundo. Mas gosta também da Itália e da Alemanha.
A atacante norte-americana acaba de chegar do Japão. "Cheguei em abril. Passei uma temporada lá jogando no Shiroki, da J-League feminina", diz.
Está sem time no momento. Joga apenas no California Women's Star Team, uma espécie de seleção de futebol feminino do Estado da Califórnia.
Chastian trabalha também como assistente da equipe de futebol universitário da Universidade Santa Clara. Está otimista com o efeito que a Copa trará para o esporte no país.
Depois de sediar o Mundial masculino este ano, os Estados Unidos terão outra ajuda da Fifa. Em 99, o país sediará o Mundial de futebol feminino.
O esporte ainda não é popular e sofre por causa do desinteresse das TVs. Os dois tempos muito longos, de 45 minutos cada, impedem a venda de espaço publicitário.
O norte-americanos, apesar disse, poderão assistir 41jogos da Copa do Mundo pelo canal a cabo ESPN. A rede nacional de TV ABC vai transmitir apenas 11 jogos.
(FR e MM)

Texto Anterior: Polícia expulsa russo do treino
Próximo Texto: Brasileiros fazem venda paralela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.