São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revista atribui 'Henrique 6º' a Marlowe

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Revista atribui `Henrique 6º' a Marlowe
A revista inglesa "Literary and Linguistic Computing" publica em sua edição de junho que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare não escreveu o primeiro e o segundo atos da peça "Henrique 6º".
Um computador programado para distinguir o comportamento do cérebro atribuiu esses atos da peça ao também dramaturgo e contemporâneo de Shakespeare, Chistopher Marlowe. Ambos viveram durante o século 17.
O resultado foi obtido pelos pesquisadores Thomas Merriam e Robert Mathews, que programaram um computador para reconhecer as características dos dois autores.
Segundo Merriam e Mathews, a influência de Marlowe sobre Shakespeare sempre foi evidente.
Mas dessa vez existem detalhes que revelam que, ao menos nos trechos estudados, o que existe é algo maior do que apenas uma influência.
O computador analisou o uso das palavras nos dois autores, como a frequência de "então", "assim" e "com", que, segundo os pesquisadores, aparecem quase de forma inconsciente.
Os acadêmicos sempre assinalaram semelhanças entre os dois autores.

Texto Anterior: Monges rejeitam US$ 7,5 mi para gravar disco
Próximo Texto: As cordas nervosas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.