São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder negro que atacou judeus é ferido em atentado

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Líder negro que atacou judeus é ferido em atentado
O ex-porta-voz da organização religiosa negra norte-americana Nação de Islã, Abdul Muhammad, foi ferido nas pernas por um ex-integrante da igreja.
Muhammad, 43, criou controvérsia no ano passado quando chamou os judeus de "sanguessugas dos negros". Vários políticos dos EUA, inclusive o presidente Bill Clinton, protestaram contra a declaração.
O líder da Nação de Islã, Louis Farrakhan, demitiu Muhammad por discordar "da maneira" como ele se referiu aos judeus, embora não do conteúdo. Muhammad continuou a dar conferências.
Depois de uma dessas, na Universidade da Califórnia em Riverside (costa oeste do país), na noite de domingo, ele foi ferido por James Bess, 49.
Bess quase foi linchado por seguranças e admiradores de Muhammad antes que policiais o levassem preso.
A Nação de Islã foi fundada em 1930. Seus adeptos são conhecidos como "muçulmanos negros". Um de seus líderes nacionais foi Malcolm X, assassinado em 1965, um ano depois de ter rompido com a organização.

Texto Anterior: Direita reprime cerimônia pelos homossexuais vítimas do nazismo
Próximo Texto: Chapa Sarajevo sai da disputa européia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.