São Paulo, quarta-feira, 1 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitores ficam até 12 horas na fila em SP

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

William Silva Gonçalves dos Santos, 15, enfrentou ontem uma maratona de mais de 12 horas para tirar seu título de eleitor.
Ele é uma das cerca de 200 mil pessoas que passaram pelos cartórios eleitorais do Estado de São Paulo para tirar ou transferir títulos nos últimos 15 dias.
William diz que vai votar porque quer e não se arrepende do esforço. "Todos os meus amigos me aconselharam a não tirar o título, mas eu decidi vir mesmo assim", disse, enquanto aguardava sua vez na fila do cartório do Campo Limpo (zona sul de São Paulo).
Nas grandes zonas eleitorais, a espera ontem foi de oito horas em média. No fórum de Santo Amaro (zona sul), a fila começou a ser formada às 23h de segunda-feira.
João Alves Muniz, 19, chegou ao cartório às 8h e conseguiu sair às 16h30 -uma espera de oito horas e meia. Em setembro, ele terá que voltar para buscar o título.
"Não sei em quem vou votar e não me interesso por política", afirmou Muniz.
A avaliação de chefes de cartórios é de que pelo menos metade dos eleitores que procuraram a Justiça Eleitoral nos últimos dias é formada por eleitores jovens.
Grande parte deles ainda está indefinida. "Eu não queria votar, mas minha mãe insistiu para eu tirar o título", disse Leila Gisleine dos Santos, 16, que não sabe o nome dos candidatos à Presidência.
Sérgio Luís Simões, 15, também estava na fila para tirar o título por insistência da mãe. "É bom ter um documento", explicou.
Ele e sua vizinha Francisca Maria de Jesus, 43, foram às 5h para a fila do cartório do Rio Bonito (zona sul). No meio da manhã, descobriram que estavam no lugar errado. Às 11h estavam em uma nova fila, em Santo Amaro e, às 17h, ainda tinham uma espera de cerca de duas horas pela frente.
William foi o único adolescente ouvido pela Folha que tinha o voto definido. "Se a eleição fosse hoje eu votaria no Fernado Henrique Cardoso. Mas minha decisão pode mudar até a eleição porque eu vou pensar muito antes de votar", afirmou William.
O Estado de São Paulo tinha 550 mil eleitores de 16 e 17 anos até o dia 15 de maio. O total de eleitores era de aproximadamente 20 milhões na mesma data.
O movimento nos cartórios foi grande nos dois últimos dias para tirar e transferir títulos.
O prazo terminou ontem e não será prorrogado.

Texto Anterior: Bônus eleitorais estão prontos, anuncia TSE
Próximo Texto: Tribunal veta truques na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.