São Paulo, quarta-feira, 1 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gol 1000 e o Uno Mille desaparecem das revendas

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Gol 1000 e o Uno Mille desaparecem das revendas
Cliente tem que entrar em fila de espera; entrega pode demorar até 60 dias
O carro "popular" desapareceu das concessionárias. Quem quiser comprar um Gol 1000 ou o Uno Mille a partir de agora vai ter que entrar na fila.
A Folha consultou nos últimos dias, por telefone, seis concessionárias da rede Volkswagen e outras seis da Fiat, em São Paulo. Nenhuma delas tinha o "popular" para pronta entrega.
Os vendedores afirmam que não há carros em estoque e estão sem previsão de entrega. A única saída, segundo eles, é o cliente deixar nome e telefone. Quando o "popular" chegar, eles prometem ligar.
Mas advertem: a prioridade é para os consorciados e para as pessoas que já estão na fila. A demora pode chegar, em algumas revendas, a 60 dias.
O Gol 1000 e o Uno Mille se juntam agora a outros dois modelos "populares" que já não eram encontrados nas concessionárias: o Corsa, da GM, e o Mille ELX, da Fiat. Os dois carros são vendidos com ágio, no mercado paralelo.
As duas únicas opções para quem quer ter um "popular" a curto prazo e sem pagar acima da tabela são o Fusca e o Escort Hobby, da Ford.
O Fusca pode ser comprado até com desconto. O Hobby pode ser conseguido na semana do pedido.
Nicolau Kohn, diretor da Assobrav (associação dos revendedores Volks), diz que a espera de cinco a dez dias na compra do Gol 1000 é normal e ocorre há meses. Segundo ele, não há desabastecimento.
"O prazo aumentou agora, para cerca de 15 dias, porque a fábrica entregou número menor de carros semana passada", diz.
Kohn afirma que a produção da Volks foi prejudicada pela greve dos fiscais da receita. Componentes importados utilizados em modelos da montadora teriam ficado retidos na alfândega.
Luiz Muraca, gerente de planejamento e marketing da Volks, nega que tenha ocorrido "falta de Gol 1000 por dificuldades com componentes ou qualquer greve".
Segundo Muraca, "o modelo encontra-se disponível no mercado". A partir deste mês, a Volks "está elevando em 40% a capacidade de produção do Gol 1000 para atender à procura", diz.
Andretta Junior, presidente da Abracaf (associação dos revendedores Fiat), diz que a "oferta do Uno Mille está inferior à procura" e reconhece que consumidor deve prever uma demora de dez a 15 dias para conseguir o carro.
"O carro não sumiu do mercado. A Fiat continua com produção normal e entregando o carro aos concessionários. Quem tiver paciência vai comprar o carro dentro desse prazo e sem pagar qualquer tipo de ágio", afirma Andretta.

Texto Anterior: Plantando ventos
Próximo Texto: Governo coloca títulos de longo prazo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.