São Paulo, quarta-feira, 1 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doces Bárbaros cantam hoje em Londres

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e 50 integrantes da Mangueira sobem ao palco hoje em Londres para encerrar o Festival da Bahia, que tomou a capital britânica no mês de maio.
O show repete a estrutura da apresentação dos quatro na quadra da Mangueira em janeiro, com cada um cantando quatro músicas sozinhos.
Juntos no palco, repetindo a turnê Doces Bárbaros (1976), eles cantarão "Esotérico", "Os Mais Doces Bárbaros" e "O Seu Amor" (esta última não cantada no Rio).
Os quatro deram uma entrevista coletiva anteontem em Londres, que começou com 40 minutos de atraso.
Bethânia foi logo dizendo que não entende nada de inglês. Gal arranhou um pouco e Gil e Caetano, ex-exilados em Londres, ficaram à vontade na língua.
Gal e Bethânia estiveram em Londres pela última vez durante o exílio dos dois baianos, no final da década de 60. Já Caetano e Gil fizeram shows na cidade no ano passado.
Gil disse que Londres foi importante em sua carreira pois foi aqui que ele comprou sua primeira guitarra elétrica.
Caetano discordou: "Se você ficasse no Brasil compraria do mesmo jeito. As pessoas que tocavam com a gente tocavam guitarra. Dá a impressão que a eletrificação começou aqui. Ela era inevitável".
Eles consideram difícil reuniões para novas apresentações. Caetano está gravando um disco com músicas latinas e Gal e Bethânia estão em turnê.
Sobre a volta dos quatro juntos num palco, Bethânia disse: "Adorei. Fiquei muito comovida. O primeiro ensaio que fizemos foi tão quente. Na quadra (da Mangueira) foi lindo".
Eles fizeram cinco ensaios para a apresentação em Londres. Desta vez a direção musical ficou por conta de Gil. O show da Mangueira foi dirigido por Caetano.
Sobre política, Caetano disse que está indeciso entre Lula e Fernando Henrique Cardoso para a Presidência.
Gal acha que "provavelmente Lula" vai ganhar seu voto. O ex-vereador Gil afirmou que não está "com muita vontade" de fazer campanha.
Os 5.000 ingressos do show no Royal Albert Hall estão praticamente esgotados. Quem não pôde ver o show na Mangueira ou em Londres vai ter que se contentar com o disco e documentário "Doces Bárbaros", da turnê de 76.
Caetano negou a possibilidade de os quatro voltarem a gravar juntos no futuro próximo.

Texto Anterior: Escritora Dacia Maraini chega hoje ao Brasil
Próximo Texto: Caetano defende peitos de Gal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.