São Paulo, quinta-feira, 2 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce competição pelo capital estrangeiro direto

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Cresce competição pelo capital esrangeiro direto
Para Bank of América, "países vão ficar para trás"
O presidente do Bank of América, Richard Rosenberg, 64 disse que os países da América Latina cujos políticos opõem resistência às reformas estruturais vão ficar para trás na competição pelo capital estrangeiro.
Rosenberg advertiu que a difrença entre os países latino-americanos no ano 2000 poderá ser a maior desde a era pré-Colombiana (período antes da descoberta das Américas por Cristovão Colombo, em 1492).
Ele fez as declarações, ontem, durante almoço da Câmara Americana de Comércio, de São Paulo, encerando uma visita de cinco dias ao país.
Rosenberg destacou Chile , a Argentina e o México como os "casos de sucesso econômico" na América Latina.
Rosenberg afirmou que o renascimento eonômico latino-americano não estará concluído sem a inclusão do Brasil.
Para Rosenberg, "há alguns sinais encorajadores", no Brasil . Entre eles, disse, o esforço do governo em implementer um progrma de estabilização.
Citando seus encontros com o ministro da Fazenda Rubens Ricupero, e com o presidente do Banco Central, Pedro Marlan, Rosenberg disse que a equipe econômica do Brasil "é tão boa quanto qualquer outra em todo o mundo".
Para ele, o desafio para os países da América Latina até o fim da década será alcançar um equilíbrio entre as reformas econômicas e as sociais.
Ele afirmou que ese desafio se dá contra um pano de fundo de crescente competição pelo investimento direto estrangeiro.
Ele diz que o capital estranmngeiro terá que participar com US$ 50 bilhões no total de US$ 360 bilhões em investimentos diretos estrangeiros que a América Latina necessita por ano.
Rosenberg disse que o Bank of América vai manter e ampiar sua presença no Brasil.
Ele disse que com a compra, em breve do Continental Bank, de Chicago, o Bank of América vai aumentar suas operações de financiamento de importaçoes e exportações na América Latina.

Texto Anterior: Justiça garante uso de 'moeda podre' no leilão
Próximo Texto: Astrônomos detectam vestígios de aminoácido extraterrestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.